terça-feira, 16 de novembro de 2010

CIDADE DO LUENA

A CIDADE DO LUENA

Angola é um país do continente africano, situa-se na região austral e central de África. Está composta por 18 províncias, nomeadamente: Cabinda, Bengo, Benguela, Huíla, Huambo, Zaire, Uige, Kuando Kumbango, Bié, Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico, Luanda, Cunene, Kwanza Sul, Kwanza Norte, Malange, Namibe. Luanda é a capital do país.
Eu sou morador da cidade do Luena, a capital da província do Moxico. A cidade do Luena, passou á categoria de cidade no dia 15 de Setembro de 1917, até o presente ano totaliza 93 anos. Este nome deriva do rio que a transborda e que desagua no rio Zambeze e no tempo colonial Luena chamava-se vila Luzo.

Na sua organização administrativa, nela existem alguns bairros periféricos que a compõe, nomeadamente:

a)    Bairro Zorro
b)    Bairro Capango
c)    Bairro Kuenha
d)    Bairro Sangondo
e)    Bairro Alto Luena (Kawango)
f)     Bairro Passa Fome
g)    Bairro Sinai Novo
h)   Bairro Sinal Velho
i)     Bairro aço Novo
j)     Bairro Aço Velho
k)    Bairro Bomba
l)     Bairro 4 de Fevereiro
m)   Bairro Mandembue
n)   Bairro Say-domingas
o)    Bairro Popular
p)    Bairro Sacalunda
q)    Bairro Stª Rosa
r)     Bairro Hospital
s)    Bairro N´Zanji
t)     Bairro Chilanda
u)   Bairro Mãe Preta
v)    Bairro Vila Luso
w)   Bairro Terra-Nova

INSTITUIÇÕES PÚBLICAS PROVINCIAIS:

A cidade do Luena, sendo a sede em representação dos ministérios do governo da República de Angola:
1.    Direcção Provincial da Educação
2.    Direcção Provincial da Saúde
3.    Direcção provincial da Agricultura e pescas
4.    Direcção Provincial do Comércio e Indústria
5.    Ministério da Justiça
6.    Ministério do Interior
7.    Ministério da Comunicação Social
8.    Direcção Provincial do MAPESS
9.    Direcção Provincial da Juventude e Desportos
10. Direcção provincial da Hotelaria e Turismo
11. Direcção Provincial da Promoção da Mulher
12. E mais outras organizações importantes da vida social e religiosa da cidade acima decifrada e não só.

LÍNGUAS FALADAS

Nas línguas predominantes na cidade e na província em geral são:

1)    Grupo étnico Tchokue
2)    Grupo étnico Nganguela: Este último grupo étnico compõe as seguintes línguas:
a.    Luvale
b.    Luchaze
c.    Mbunda
d.    Lunda-Ndembo

A província acima citada é composta por 9 municípios, nomeadamente:
                                                          I.    Moxico (Luena) a capital da mesma
                                                        II.    Kamanongue
                                                       III.    Léua
                                                      IV.    Alto Zambeze
                                                       V.    Lumbala N´guimbo
                                                      VI.    Kagamba
                                                     VII.    Luau
                                                   VIII.    Luemege Kameia
                                                      IX.    Luacano

Politicamente, a cidade do Luena é que trouxe a paz em Angola depois dos 32 anos de conflitos vividos neste magno país; porque o Líder da antiga rebelião morreu praticamente na comuna do Lucusse no dia 22 de Fevereiro do ano de 2002. E podemos realçar, também que esta cidade foi uma das cidades de Angola, cujos vestígios da guerra são consideráveis e também, serviu de , maquis do Dr. António Agostinho Neto fundador da nação Angolana e também a mesma região constituiu a zona onde foi assinado o cessar fogo entre os Portugueses e os combatentes de libertação Angolana, assinaram o acordo de Paz de Lunhameji; praticamente a minha cidade é historicamente rica em Angola.

Culturalmente, a minha cidade possui um grande mosaico cultural em termo de manifestação cultural, por exemplo na etnia Tchokue:

Iniciação Tchokue:

  1. Dança Tchianda,
  2. Artesanato de palhaço e animador mágico:
    1. Kalelua (guardião, poderoso e guerreiro),
    2. Tchiheu (Brincalhão),
    3. Mbongo (Animador Muito Mágico),
    4. Ngondo (Gatuno, provedor de comidas no Mukanda “ casa de circuncisão tradicional” : nesta etnia a circuncisão não se faz no hospital, mas faz-se na mata, bem distante da aldeia, aí se construí o Mukanda, e os jovens que vão para este rito são chamado de “ Thundandji” e o guardião deles é o “ Tchilombola), o Palhaço Ngondo, é que vai na aldeia roubar a comida para trazer no Mukanda. E, Kalelua é o grande guardião do Mukanda.
    5. Tchikuza (Palhaço maligno e mau)
    6. Uteno (mano do Ngondo e katotola, mau, aleija e mata)
    7. Katotola (Companheiro ou guardião dos thundandji)
        
  1. Mukanda

É o conjunto de ritual e iniciação dos jovens Tchokue que vão aprender as tradições e os costumes da etnia Tchokue durante 6 meses, 1 a 2 anos. É uma fase de transição de adolescência para adultos tendo como ênfase a circuncisão do jovem, para assumir o seu casamento com pureza e higiene. Portanto, neste círculo aprende-se, a convivência, a segurança no acto sexual, os provérbios para dar sentença no julgamento, na educação dos outros. O kandandji que faz 1 anos aprende a dança, o respeito com as mulheres, as suas irmãs, os mais velhos e bocado da organização social da aldeia, caça, artesanato. Os dois anos fazem parte de uma iniciação mágica e misteriosa de alguns Thundandji superiores em conhecimento e organização ancestral da aldeia, da família e de toda uma tribo. Esses desenvolvem as práticas e os conhecimentos exotéricos que os thundandji básicos (6 meses) e os de 1 anos não dominam. Logo, os thundandji do grau superior guardam os segredos da natureza e do mundo místico que eles não divulgam e são aprendidos no “ Mungongue”, círculo superior do Mukanda.

Se os jovens vão para o Mukanda as mulheres vão para o Thungo.

  1. Thungo

Neste círculo, as mulheres desvendam a natureza das mulheres, de pois da primeira menstruação. Ficam sobre o cuidado de uma velha experiente, que tem a missão de preparar a adolescente, de como cuidar do seu marido, o acto sexual, a convivência e o respeito dos homens e das mais velhas e mostrando – lhe que não pode brincar com os rapazes que podem lhe engravidar, a higiene corporal e outros serviços familiares. Quando terminar este ritual, passava directamente ao casamento nas antigas gerações, mas hoje as coisas mudaram. Ex, o que eu vi em algumas mulheres que vão para o Thungo conseguem servir a água ao mais velho ajoelhando, símbolo de respeito e não fica no meio dos jovens brincando e também, diz-se sabem mexer o seu marido na cama, pondo-lhes tatuagem na anca e na barriga quando são tocadas as tatuagens dão uma sensação extraordinária na mulher e provocam o bom da sexualidade.


Em suma, é uma cidade em crescimento e os escombros da guerra estão a desaparecer pouco a pouco; esperando a chegada do caminho-de-ferro de Benguela e a grande inauguração do monumento da paz, Luena cidade de paz.






Estas fotografias são do Lago Dilolo: Este lago nasceu de um mito que já compartilhei num dos foruns, este lugar aonde está o lago era uma aldeia.

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